MUSEU - MUSAR
Foi inaugurado em Piraquara no dia 16 de março de 2022, o MUSAR - Museu São Roque, dentro do atual Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná. Um dos prédios históricos do complexo, construído na década de 40, foi revitalizado para preservar e expor todo o acervo e a memória do tratamento de hanseníase no antigo “leprosário” São Roque, que foi um dos maiores hospitais colônia do sul do Brasil, fundado em 1926.
Criado inicialmente para o tratamento de pessoas acometidas pela então temida e infecciosa “lepra”, a hanseníase, por meio do isolamento compulsório, o São Roque chegou atender cerca de 1.300 pacientes simultaneamente, numa área de mais de 20 alqueires, com edificação de mais de 20.000m². Funcionou como uma cidade independente, onde contava com igreja, prefeitura, correio, cinema, mercado, cadeia e residência de pacientes e funcionários.
O MUSAR é o primeiro museu do Paraná que retrata a memória e o avanço do tratamento de hanseníase no Paraná, além da cultura de hospitais colônia para esse fim, também conhecidos como os antigos leprosários. Tem por objetivo oportunizar para população e a comunidade acadêmica o acesso a um rico patrimônio cultural, histórico e de pesquisa sobre saúde pública.
SERVIÇO - Museu São Roque - MUSAR
NORMAS PARA VISITA
Para que sua visita ocorra de maneira segura e confortável é importante que sejam observadas as seguintes recomendações:
NÃO TOQUE NAS PEÇAS EXPOSTAS.
AJUDE A PRESERVÁ-LAS. Substâncias presentes na pele provocam danos em diversos materiais.
É PROIBIDO FUMAR EM TODAS AS ÁREAS DO MUSEU.
Por determinação da Lei Estadual nº 16.239, de 29/09/2009, a restrição ao fumo aplica-se às áreas total ou parcialmente fechadas e aos locais de circulação ou permanência de visitantes e funcionários.
ACOMPANHE AS CRIANÇAS E ORIENTE-AS A NÃO ADOTAR COMPORTAMENTOS QUE COLOCAM EM RISCO AS PEÇAS.
Evite que as crianças corram pelo espaço expositivo e que se aproximem de forma perigosa das obras de arte. Algumas peças expostas são instáveis e sua queda poderá ocasionar graves danos físicos e materiais.
A ENTRADA DE ANIMAIS NÃO É PERMITIDA.
Somente são admitidos cães-guias que acompanhem pessoas com deficiências visuais.
O USO DE BICICLETAS, PATINS, SKATES OU SIMILARES, NÃO É PERMITIDO EM NENHUM DOS ESPAÇOS DO MUSAR.
A restrição aplica-se igualmente às áreas do vão-livre e às rampas de acesso ao museu.
NÃO É PERMITIDO ENTRAR NO MUSEU COM LÍQUIDOS OU COMIDAS.
IMPORTANTE:
O MUSAR reserva-se o direito de impedir o acesso as suas instalações de pessoas que adotem comportamentos que colocam em risco a segurança e a conservação do edifício e das PEÇAS em exposição, e que possam comprometer o bem-estar dos demais visitantes.
HORARIO DE VISITAÇÃO:
Segunda a Domingo e feriados das 8:00 ao 12:00 e das 13:00 às 16:30 (permanência até as 16:30)
Telefone MUSEU (41) 3542-2882
Endereço: Avenida Brasília, nº 1115, Jardim Esmeralda, Piraquara.