A importância do autocuidado na hanseníase 11/01/2023 - 17:48

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae, que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. De evolução crônica, possui um alto poder incapacitante, sendo um problema de saúde pública em vários estados do Brasil, que é o segundo país no mundo em número de casos (BRASIL, 2022). Apesar de ser essencialmente clínico, o diagnóstico da doença ainda é desafiador para os profissionais de saúde, sendo realizado muitas vezes de forma tardia, o que contribui para o desenvolvimento de incapacidades físicas.
No mês de dezembro de 2022, a unidade promoveu o fechamento do grupo de autocuidado em hanseníase. Uma manhã de muita descontração ao estilo piquenique, que contou com a participação de 18 pacientes em tratamento e pós alta. Foram realizados vários jogos educativos, trabalhando de forma lúdica a importância dos cuidados, principalmente de mãos, olhos e pés, e sobre as possibilidades de adaptações no dia a dia do paciente com hanseníase, através de dispositivos e mudanças na forma de realizar as tarefas diárias. 
O autocuidado em hanseníase compreende um conjunto de ações educativas muito importantes para o enfrentamento do desenvolvimento e evolução de incapacidades. Pode ser aplicado tanto em pacientes em tratamento quanto pós alta, para que tenham informação e capacidade de analisar as atividades de vida diária, de forma a executar as tarefas sem resultar em danos físicos, seja por meio de dispositivos auxiliares ou mesmo por mudanças de hábitos. Nessas atividades, podem e devem ser debatidos conhecimentos sobre a patologia, seus possíveis danos neurais, como se desenvolvem as alterações em terminações nervosas que levam à perda da sensibilidade (em mãos, pés e olhos) e como prevenir possíveis sequelas. Essas ações devem ser realizadas desde o diagnóstico da doença, pois, além de contribuírem para troca de informações e experiências entre os participantes, os motiva para uma participação mais ativa em seu próprio tratamento.