Solução para a saúde chega a mais três hospitais paranaenses 13/10/2020 - 15:19

O Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria da Saúde (SESA) está sendo implantado em 3 hospitais paranaenses, o da Zona Norte de Londrina (HZN), de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) e de mais módulos no Regional do Litoral de Paranaguá (HRL). Essas implantações tem ocorrido pela primeira vez de forma remota, devido à pandemia, o que se tornou um desafio aos envolvidos da empresa que atendem à saúde.

De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, a transformação digital ocasionada pela pandemia abriu novas possibilidades. "Neste cenário tivemos que nos adaptar de uma forma extremamente rápida, ainda mais na área da saúde, pois estamos falando de vidas paranaenses. Com isso, organizamos nossas equipes em parceria com os profissionais da saúde e conseguimos realizar os atendimentos e forma online, ágil e segura, o que expandiu novas oportunidades de gerenciamento e implantação à distância, se tornando uma experiência muito rica".

O responsável pelo GSUS no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, Marcos Colla, afirmou que a implantação foi muito tranquila, e que, apesar do isolamento social e dos treinamentos terem sido realizados por videoconferência, foram essenciais no processo. "Posso dizer que 99% dos profissionais que estão trabalhando na assistência aos pacientes já estão usando o GSUS, o fato dele ser intuitivo em conjunto com o suporte digital da Celepar, traz a sensação de segurança, facilitade e praticidade no registro de informações, além da transparência dos dados, pois ao registrarmos as informações no sistema, estamos conectando elas com a SESA e com o Ministério da Saúde".

A gestora do GSUS no Hospital da Zona Norte de Londrina, Leila Casú, relatou que "o sistema contribui na unificação de registros, que auxiliam uma assistência mais completa ao paciente assistido por nossas unidades. Considero também que não é só um período de implantação, acredito que é um período de um novo caminhar, uma mudança de direção para algo com mais qualidade e de assistência integral". Leila aproveitou a oportunidade para ressaltar a atuação da empresa em meio ao novo mundo criado pela pandemia. "Creio que os atendimentos mudaram para online mas a atenção e a disposição se manteve como antes. Tudo que temos vivido neste período de implantação, no dia a dia, tem sido acompanhado e orientado de perto pela equipe da Celepar de forma pontual, resolutiva, com informações e ações eficazes".

O Hospital Regional do Litoral de Paranaguá utiliza o GSUS desde 2011, e agora passará a ter mais dois módulos à disposição dos profissionais de saúde, voltados para a nutrição e laboratório, ampliando assim, a gama de serviços prestados à população.