Reestruturação do Hospital de Dermatologia prevê ampliação de serviços 14/12/2020 - 13:53

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, se reuniu com os diretores do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) e técnicos da Sesa na sexta-feira (11), em Curitiba. A reunião teve como tema a reestruturação da unidade hospitalar própria do Estado localizada em Piraquara.

Estrutura de aproximadamente 6 mil m² foi construída em área de 42 alqueires está em funcionamento desde a fundação em 1926. O Hospital está nos planos de ampliação e descentralização dos serviços da saúde. O secretário Beto Preto explicou que as condições do prédio possibilitam ampliar os atendimentos e criar serviços modernos e diversificados para a população.

“Esta é uma das estruturas que queremos dar nova vida. Estive no Hospital há poucos dias com o governador Ratinho Junior e o objetivo agora é planejar serviços que irão além da dermatologia. Embora a natureza do HDSPR continue como dermatológica, pretendemos diversificar”.

Durante a reunião, a diretora geral do Hospital, Maristela Zanella, reforçou que o local pode se tornar referência em diversas áreas. “Já atendemos na nossa unidade pessoas de todo o Estado para tratamentos da área dermatológica, mas sabemos que podemos oferecer mais para a população. A reestruturação física e de serviços vai resultar em uma unidade exemplar, com potencial para expandir serviços especializados”.

PROPOSTA – A reunião técnica teve a participação do chefe de gabinete, César Neves, da coordenadora do Núcleo de Descentralização do Sus, Juliana Istchuk Bruning de Oliveira e da arquiteta da Sesa, Michelle Poitevin. A reestruturação do Hospital contempla a implantação de novos acessos e estacionamentos, reforma dos ambientes, aquisição de novos equipamentos, contratação de profissionais especializados e ampliação da oferta de serviços.

“A estrutura da edificação é excelente e está preservada e conservada. Nas nossas intervenções, ainda em estudo, estamos prevendo manter o estilo arquitetônico das construções existentes, mantendo a vocação original e criando ambientes que acolham e possibilitem o bem-estar dos pacientes”, explicou Michelle Poitevin.

Um dos pontos importantes para a Sesa é a expansão dos serviços especializados. De acordo com o secretário Beto Preto, o Hospital em Piraquara é estratégico para a implantação de atendimentos que faltam no Sistema Único de Saúde no Paraná.

“Percebemos que faltam alguns serviços e que em outros temos possibilidade de melhorias. Vejo no Hospital de Dermatologia um grande hospital, não só em tamanho físico, mas na grandeza dos serviços ofertados para a população”.

VISITA – O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu o Hospital de Dermatologia em novembro. A visita reforçou a estratégia da gestão estadual sobre a regionalização dos serviços do Estado e foi a retomada do local na agenda do governo. Desde 2005, a unidade fundada em 1926 não recebia um chefe do executivo.

HISTÓRICO – O Hospital de Dermatologia é uma das unidades hospitalares mais antigas do estado e durante 60 anos foi um hospital voltado para atendimento de pacientes com hanseníase, a chamada lepra.

Após 1983, quando foi descoberta a cura e o controle para a hanseníase, foi abolida a prática de isolamento compulsório e o, então, Hospital São Roque perdeu sua condição de Hospital Colônia, passando a ser denominado Hospital de Dermatologia São Roque. Em 1990 a unidade hospitalar foi renomeada como Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

ATENDIMENTOS - Para conseguir acesso às consultas o usuário do Sistema Único da Saúde precisa de um pedido de encaminhamento feito pela Unidade Básica de saúde do seu bairro. O pedido é registrado na Secretaria Estadual de Saúde e então agendando conforme complexidade dos casos.