Programa de residência em dermatologia é aprovado pelo MEC e o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – FUNEAS seleciona candidatos 03/02/2023 - 09:46

O programa de residência médica em dermatologia, no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – FUNEAS, em Piraquara, foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica, que publicou a aprovação para a unidade, autorizando o início dos processos de seleção dos candidatos.

No total, serão oferecidas três vagas ao ano, com a primeira turma iniciando as atividades no dia 1º de março de 2023. O edital 01/2023, para realização da seleção dos residentes encontra-se disponível no site da Escola de Saúde Pública do Paraná – FUNEAS: www.escoladesaude.pr.gov.br.

O diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, ressaltou que a aprovação deste programa para o campo da dermatologia é uma conquista para a o hospital e para a FUNEAS, sendo o primeiro programa na área em unidades da rede.

“Avançamos cada vez mais neste sentido, oportunizando esse espaço para o aprendizado na prática, com acompanhamento de grandes profissionais, que é o modelo da residência. Ofertamos um espaço físico muito bem-preparado nas instalações do Hospital de Dermatologia Sanitária, local histórico no contexto da dermatologia”, disse.

O presidente ainda destaca que as adequações e os equipamentos instalados proporcionam uma grande experiência a todos os trabalhadores da unidade, favorecendo, principalmente, os pacientes que vem de várias regiões do estado.

“Estamos cumprindo a orientação do governador do Paraná Ratinho Júnior e do então secretário de Estado da Saúde, Dr Beto Preto, em ofertar novos serviços”, finaliza.

A notícia foi comemorada na unidade, devido a aprovação do programa pelo MEC acontecer no dia 26 de janeiro, dia nacional de combate e prevenção da Hanseníase e dia mundial contra a Hanseníase.

O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná - FUNEAS, iniciou em 2021 o processo de habilitação do Programa de Residência junto ao Ministério da Educação-MEC, com previsão de 03 vagas ao ano, explica Maristela Zanella, diretora da unidade.

“Em dezembro de 2022, a unidade recebeu a visita do avaliador do MEC, quando obteve o parecer favorável, pois atendeu a todos os requisitos, não havendo nenhum impedimento. Exigências como estrutura física, organização do serviço, equipamentos, perfil assistencial, atendimentos e principalmente equipe Técnica com expertise na área, para atuar na preceptoria foram avaliadas”, complementa.

A implantação do Programa da residência no HDSPR, tem como finalidade contribuir para a formação de novos dermatologistas, tendo em vista a escassez de profissionais no Brasil, ampliando, desta forma, a oferta de atendimentos aos usuários do SUS.

Histórico - O HDSPR é referência no Paraná para casos em dermatologia e hanseníase. Inaugurado 1926, passou por recente reestruturação e modernização, que resultou, no ano de 2021, em mais de 26 mil atendimentos.

Em 2022 foram mais de 63 mil atendimentos, entre eles consultas médicas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos, exames complementares, sessões de fototerapia e atenção especializada em estomaterapia, com curativos especiais.

Entre outros projetos está em andamento a implantação do Ambulatório Médico Especializado – AME, que irá agregar ainda mais especialidades e recursos tecnológicos na atenção à saúde.

Edital completo e inscrições através do link: http://www.escoladesaude.pr.gov.br/2023/01/650/EDITAL-No-01-2023-ESPP-CFRH-COREME-HDSPR-FUNEAS-SESA-CREDENCIAMENTO-PARA-SELECAO-NO-PROGRAMA-DE-RESIDENCIA-MEDICA-EM-DERMATOLOGIA.html

Fonte: Ascom - Assessoria de comunicação FUNEAS