O CUIDADO COM OS PÉS. 16/08/2023 - 10:26

Os pés formam uma estrutura mecânica complexa e muito bem orquestrada, que segura o peso corporal enquanto levantamos, deitamos, caminhamos ou sentamos e qualquer alteração nesta organização, tornando-os não saudáveis, pode transformar atividades muito simples em um verdadeiro tormento. Por esse motivo é importante que aprendamos a cuidar de nossos pés com algumas atitudes que podem ajudar a evitar problemas no futuro.

 

Higienização: Lavar bem os pés, ao menos uma vez por dia, evita o aparecimento de mau cheiro e micoses.

Hidratação: Por sofrer atrito constante com o solo, a pele do pé é mais espessa e por isso precisa ser hidratada diariamente. Existem produtos próprios para isso, mas hidratantes comuns também podem ser usados.

Cuidado com as unhas: Cortar as unhas a cada 15 dias parece ser suficiente para a maioria das pessoas. Evite cortar muito próximo da pele, já que ferimentos, rachaduras, ou pequenos cortes podem levar ao aparecimento de infecções no local.

Uso de meias: É importante, principalmente para os trabalhadores que usam calçados de segurança, o uso de meias, de preferência de algodão. As meias, que devem ser trocadas diariamente, ajudam a diminuir a umidade e protegem do atrito, que favorece o aparecimento de calosidades.

Sapatos adequados: Calçados apertados ou grandes demais aumentam o atrito e podem causar bolhas e calosidades. Sapatos de bicos finos e saltos altos dificultam os movimentos e podem alterar a disposição dos ossos dos pés, levando a lesões graves, como joanetes, com o passar dos anos.

 

Os problemas nos pés aumentam com a idade, conforme o tempo passa os pés tendem a precisar de mais atenção e cuidados. Tente colocar em prática as dicas acima e caso você note alguma modificação na cor da pele, rachaduras, descamações, ferimentos, aparecimentos de manchas ou alteração das unhas, procure um serviço de saúde. Durante sua vida, você pode mudar de calçados, mas seus pés continuarão sendo sempre os mesmos.

Autora: Dra. Lígia Márcia Mário Martin