JANEIRO ROXO no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná - II Simpósio de Hansenologia 31/01/2024 - 09:30

2° Simpósio de Hansenologia no HDSPR.

Com o objetivo de contribuir na qualificação dos profissionais responsáveis pelo atendimento de hanseníase que atuam na Atenção Primária de Saúde do Estado Paraná, o Hospital de Dermatologia Sanitária – FUNEAS, em Piraquara, realizou  o Segundo Simpósio de Hansenologia, que acontece entre os dias 25 e 26 de janeiro, no auditório do CPPI- FUNEAS.

Como introdução foi apresentada a história da instituição, que neste ano completa 98 anos e sua evolução na mudança do perfil assistencial, que gerou grandes resultados para o atendimento dermatológico no Estado, que passou de 10 internações ao mês para mais de 13 mil atendimentos mensais.

Outros temas abordados foram o quadro clínico da hanseníase, o desenvolvimento da doença em menores de 15 anos, o diagnóstico na UBS, tratamento, ANS e prevenção de incapacidades, o estigma e direitos da pessoa acometida pela hanseníase, nutrição e instruções sobre o preenchimento da ficha do SINAN.

Durante a abertura do evento foi assinado o termo de cooperação realizado entre a HDSPR-FUNEAS com a PUC/PR, para viabilizar o desenvolvimento de atividades dos alunos do curso da Escola de Medicina- PUCPR como campo de prática na unidade.

Foi assinada também uma carta de intenção com o Instituto Aliança Contra Hanseníase (Alliance Against Leprosy), que tem por objetivo contribuir na estruturação de oficina especializada de órteses destinadas aos pacientes com hanseníase atendidos no HDSPR.

Na ocasião, houve o lançamento do livro “Colônia São Roque – A vida em simulacro”, que conta a história do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, narrada através de imagens, textos e documentos históricos.

No dia 26/01, foi realizada uma visita guiada ao MUSAR – Museu São Roque e uma palestra e oficina sobre baciloscopia.

Presenças: Estiveram presentes para abertura do evento: Dr. João Minozzo (CPPI); Nicole Morihama (Instituto Alliancce); Ana Mazzon (Prefeitura de Piraquara); o Coordenador do Curso de Medicina - representando a PUC/PR - Jean Rodrigo Tafarel; Schirley Terezinha de Oliveira Silva (Mohan); o vice-prefeito de Piraquara - Oliverio Saraiva; a diretora geral do HDS-PR, Maristela Zanella, a Dra Ligia Marcia Martin, Superintendente médica da FUNEAS, além de colaboradores da unidade e inscritos.