A Importância do Programa de Residência Médica 19/09/2024 - 14:55
A formação de profissionais, especialistas, é uma das diretrizes do SUS e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. O objetivo é otimizar a estrutura dos equipamentos de saúde, pertencentes a Rede Estadual de Saúde, para formar médicos especialistas em áreas essenciais para assistência da população.
O Programa de Residência Médica em Dermatologia do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) foi instituído em março de 2023, com base em um tripé fundamental: assistência, ensino e pesquisa. A implantação do Programa, inicialmente com 03 vagas e ampliado para 04 vagas em 2024, impactou diretamente na ampliação do acesso da população ao serviço, na medida que atraiu médicos dermatologistas e outras áreas a fins, para atuar na preceptoria. Na assistência, houve um aumento de mais de 90% no número de pacientes atendidos. Atualmente, são realizados mais de 1.300, consultas dermatológicas, por mês.
Na área de assistência, o programa permite uma maior resolutividade no tratamento das doenças de pele, proporcionando um atendimento qualificado e humanizado aos pacientes. No âmbito do ensino, contribuímos para a formação de médicos residentes que, ao concluir o programa, se tornarão dermatologistas ainda mais capacitados, beneficiando diretamente o usuário do SUS.
Em relação à pesquisa, os médicos residentes são continuamente incentivados a realizar estudos sobre doenças negligenciadas ou pouco conhecidas, ampliando o conhecimento científico e colaborando para a melhor compreensão e tratamento dessas patologias, o que, por sua vez, favorece a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes.
O Programa de Residência Médica é supervisionado pelo Dr. Caio Cesar de Castro, Chefe de Serviço, cuja atuação tem sido fundamental para garantir a solidez do programa e proporcionar aos residentes uma integração completa no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).