FUMAR ENVELHECE!!! 29/08/2023 - 13:44

 

O tabagismo ativo e a exposição passiva à fumaça do tabaco estão relacionados ao aparecimento de aproximadamente 50 tipos de doenças, dentre as quais vários tipos de câncer, incluindo o câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias.

 Além disso, o tabagismo é um grande vilão para a pele, porque o fumo prejudica a renovação celular, reduzindo em até 40% a produção de colágeno, acelerando o envelhecimento.  Mas, o problema não fica só no colágeno, a repetição dos movimentos dos músculos ao tragar leva ao surgimento de rugas ao redor da boca, o “código de barras”. O tabaco também é responsável pelo ressecamento da pele e o surgimento de manchas amarelas, deixando a pele e as unhas, de quem fuma, com aspecto amarelado. Um outro ponto, é a circulação sanguínea, já que o hábito de fumar pode causar uma diminuição do calibre dos vasos e com isso diminuir a oferta de oxigênio e outros nutrientes para a pele, deixando um aspecto opaco e ressecado, além da dificuldade na cicatrização.

Embora os danos provocados sejam irreversíveis, existem tratamentos dermatológicos que podem e devem ser realizados para minimizar o impacto na pele, causado pelo hábito de fumar. Mas, o mais importante é parar de fumar, ou seja, dizer adeus ao cigarro e assim devolver à sua pele ao envelhecimento natural.

 

Autora: Dra. Lígia Márcia Mário Martin