Expedição Científica em Vila Santo Antônio do Prata: Avanços no Diagnóstico da Hanseníase. 27/05/2024 - 15:57

No mês de maio, por meio de uma parceria com o Dr. Marcelo Távora Mira, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Médico Dermatologista, Breno S. Kliemann e a Assistente Social, Taiane S. Azevedo, do Hospital de Dermatologia Sanitária (HDSPR), estiveram juntos de uma equipe de pesquisadores em expedição na Vila Santo Antônio do Prata, no Pará.

A expedição faz parte da segunda etapa de um estudo Multicêntrico da Universidade de Leiden, sobre imunodiagnóstico em hanseníase, realizado em cooperação internacional entre Brasil, Bolívia e Holanda.

Desde 2023 o HDSPR é parceiro do projeto. O objetivo da pesquisa é fazer a validação de um teste, produzido na Holanda, para diagnóstico de hanseníase. Esse teste necessita apenas de uma gota de sangue do dedo do paciente, o que o tornaria uma excelente ferramenta de diagnóstico, visto que a Hanseníase tem incidência maior nos segmentos mais vulneráveis e de baixo acesso à tecnologia em saúde.

A vila de Santo Antônio do Prata é uma ex-colônia, criada na década de 1920 para isolar pacientes com hanseníase. Foi escolhida para participação da pesquisa em função de suas características genéticas, uma vez que, mesmo após a abolição do isolamento compulsório, grande parte dos moradores continuam isolados devido ao grande estigma e preconceito que a comunidade sofre na região.

Os profissionais voluntários, além de participarem do processo de pesquisa e de conhecerem outra realidade histórica e cultural, tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar e aprender mais sobre a doença.

“Foi uma semana de muitos sentimentos, conhecimento, afetos e emoções. Poder conversar e ouvir tanta gente, nos faz pequenos diante do tamanho dos desafios que nos impõe essa doença. Mas também nos faz grande de verdade, de saber que apesar deles, nossa humanidade e capacidade de sentir e agir, nos liga de um jeito muito forte, na construção de novos caminhos.” Taiane.