Equipe do HDSPR Realiza Visita Técnica ao Centro de Referência Nacional em Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) 03/06/2024 - 14:36

A Diretora Técnica, Simone Carvalho, e a Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR/FUNEAS), Suzane Ketlyn Martello, realizaram uma visita técnica à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O principal objetivo foi conhecer de perto o ambulatório e os laboratórios do IOC/Fiocruz, além de explorar possíveis parcerias entre as instituições.

Durante a visita, a equipe do HDSPR teve a oportunidade de apresentar as instalações e os avanços do hospital, além de compartilhar as expectativas para o futuro. Como parte da interação, foi entregue uma versão impressa do livro "A Colônia São Roque: A Vida em Simulacro" e exibido o filme "A Morada de São Roque", dirigido por Diana Monteiro Sitonio. Esses materiais foram apresentados à equipe do ambulatório e ao Vice-diretor de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas, Marco Horta.

A visita técnica reforça o compromisso do HDSPR em buscar excelência no atendimento e tratamento da hanseníase, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e fortalecendo laços institucionais que podem resultar em benefícios significativos para a saúde pública.

Sobre o HDSPR
O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná é uma referência no tratamento de doenças dermatológicas, especialmente hanseníase, e está continuamente buscando aprimorar suas práticas através de colaborações e parcerias com instituições renomadas como a Fiocruz.

Sobre a Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz é uma das mais importantes instituições de pesquisa e desenvolvimento em saúde do Brasil, reconhecida internacionalmente por suas contribuições científicas e sua atuação em áreas estratégicas para a saúde pública.
Além do eixo ensino-pesquisa, a preservação e valorização do patrimônio cultural da saúde faz parte da missão da Fiocruz, que conta com diferentes espaços para a disseminação de conhecimento histórico e cultural. A equipe do HDSPR teve a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu da Vida e ao Castelo da Fiocruz (link para tour virtual: https://fiocruz360.icict.fiocruz.br/vtcastelofiocruz/index.html). De forma análoga, o HDSPR preocupa-se com a preservação da memória e do patrimônio cultural da unidade, inaugurada em 1926 como Leprosário São Roque, cuja história é contada no MUSAR – Museu São Roque, o primeiro museu registrado que conta a história da hanseníase no Brasil e do antigo hospital-colônia.
Essa visita técnica marca um passo importante na colaboração entre o HDSPR e a Fiocruz, potencializando a troca de conhecimentos e a implementação de novas práticas e tecnologias no tratamento da hanseníase.