Documentário "A Morada de São Roque" 06/02/2024 - 14:21

No mês de janeiro, nas dependências do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), foram realizadas as filmagens do documentário "A Morada de São Roque", projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo 195/2022.

Este documentário é resultado da parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR), da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS) e do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, o antigo Leprosário São Roque. Com direção e roteiro de Diana Monteiro Sitonio, o documentário conta a história da Hanseníase como um problema de saúde pública no estado e no país, que culminou com a adoção de políticas públicas como a do isolamento compulsório para aqueles que tinham a doença. Desta forma, foram criados os leprosários como tentativa de interromper a cadeia de transmissão e erradicar a Hanseníase.

Com a participação de ex e atuais colaboradores do HDSPR, antigos moradores e pacientes, além de outros convidados, o filme retrata a realidade daqueles que residiram no Leprosário São Roque até que foi descoberto o tratamento capaz de impedir o contágio entre as pessoas doentes com as demais. Com a descoberta do tratamento e o fim do isolamento compulsório, as atividades de assistência à saúde do HDSPR foram modificadas gradativamente para atender às necessidades e demandas do tratamento de doenças dermatológicas e da Hanseníase, que ainda está relacionada a um grande estigma e preconceito.

O documentário será lançado em março de 2024, disponibilizado nas plataformas digitais dos órgãos envolvidos na sua produção.